Ensino Semipresencial

Metodologia

Nos CESEC’s a orientação da aprendizagem é organizada por conteúdos. Assim, o que se trabalha em cada disciplina corresponde a todo conteúdo daquela disciplina seja no nível Fundamental, ou no nível Médio.

No CESEC Caieiras cada disciplina é dividida em 5 módulos, com uma Apostila Didática por módulo. Em cada um desses módulos são realizadas avaliações diagnóstica no valor de 20 pontos (a critério do professor) e uma avaliação conclusiva de múltipla escolha no valor de 80 pontos.

A nota do aluno em cada disciplina será a média aritmética dos 5 módulos, observando que não pode obter nota inferior a 50% em nenhuma das avaliações. As avaliações são realizadas quando o aluno se sente preparado.

Os orientadores de aprendizagem estão diariamente à disposição dos alunos em três turnos,  tanto para orientação, quanto para aplicação das avaliações. É o aluno quem determina o atendimento que quer, e o tempo de permanência na Escola.



Aproveitamento de estudos

Serão aproveitados conteúdos de acordo com legislação em vigência.




Matrícula

Documentos necessários:


- Histórico Escolar (original, ou Declaração de escolaridade recente);
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia do Certificado de Reservista (homens até 45 anos);
- 2 fotos 3x4.


Procedimento na secretaria:

Ao receber a documentação do aluno, a secretaria faz seu registro, cria sua pasta, orienta o estudante sobre o funcionamento da escola, confecciona a carteirinha escolar e o encaminha para a disciplina disponível/eleita.

Quando o aluno é menor de idade, a secretaria o encaminha, juntamente com seu responsável legal, para a equipe pedagógica que lhes orienta e acompanha esse aluno na escola.

A cada disciplina concluída o professor devolve ao aluno a Ficha de Encaminhamento para ser entregue à secretaria, liberando-o para matricular-se em outra disciplina. Quando o aluno finaliza todas as disciplinas, a secretaria emite o histórico escolar.


Procedimento com Orientador de aprendizagem:

O aluno entrega ao professor a “Ficha de Encaminhamento” expedida pela Secretaria da Escola. Com ela, o orientador de aprendizagem matricula o aluno na disciplina, e inicia a orientação na disciplina. Quando o aluno conclui, o orientador completa o preenchimento da Ficha de Encaminhamento e a devolve para que a entregue seja Secretaria.