Mural‎ > ‎

Casos de Dengue aumentam nas regiões brasileiras

postado em 30 de mar de 2015 15:19 por Izabela Ferreira   [ 30 de mar de 2015 15:23 atualizado‎(s)‎ ]

Novo levantamento do Ministério da Saúde indica que os casos de Dengue aumentaram em 162% nas regiões brasileiras, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são fundamentais para orientar as ações de controle da doença. Ao todo são 340 municípios brasileiros em situação de risco, cidades que precisam redobrar a atenção. Somente nesses dois primeiros meses do ano, aí no Sudeste, foram registrados 145.020 casos de Dengue. A Região é a segunda que concentra o maior número de municípios com risco de epidemia da doença. São 54 cidades.

Estamos entrando no período de maior incidência da Dengue, que vai de março a maio.  Alguns locais são propícios para a proliferação de criadouros do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue. São eles: caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água; garrafas; lajes; calhas; lixeiras; pratos que apoiam vasos de plantas. No Sudeste, a maioria dos focos está nos depósitos domiciliares, como vasos de plantas. Por isso, é muito importante mantê-los limpos.

Também é grande, no Sudeste, o número de residências que abrigam larvas do mosquito transmissor da Dengue. Os cuidados diários são simples e fundamentais para afastar a doença. Limpe com frequência quintais, calhas e lajes; não acumule entulho, pneus velhos e garrafas vazias; mantenha limpos e fechados com tampa os recipientes usados para armazenar água; coloque o lixo fechado em locais apropriados. É necessário ainda ficar atento aos terrenos vazios. Qualquer suspeita, informe a Prefeitura da cidade.  

Mutirões de limpeza, ações coletivas de prevenção e combate aos criadouros são sempre bem-vindos. Fica mais fácil derrotar a Dengue, quando a comunidade está unida e atenta.